domingo, 17 de dezembro de 2006

Plano de Recuperação ou Plano de Pormenor




Com pompa e circunstância, foi finalmente apresentado o Plano de Pormenor do Bairro da Liberdade.
A Vereadora Gabriela Seara, responsável pela área do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, pediu à população do Bairro da Liberdade para que “dê todo o seu contributo” para a melhoria da proposta de Plano de Pormenor que está em elaboração para aquela zona da freguesia de Campolide. “Não vos vou prometer que as obras começam daqui a um ano, porque esse passo só poderá ser dado após a aprovação do plano. O que vos vou prometer é um caminho que é possível fazer para chegarmos a bom porto. Mas quero fazer esse caminho convosco, porque ele não pode ser trilhado sem que as pessoas que vivem neste bairro achem que ele é bom”, assegurou a autarca perante as quase duas centenas de pessoas que na noite de dia 13 de Dezembro estiveram no Centro Paroquial São Vicente de Paulo.
Em meados deste ano, soubemos que a Câmara estava a preparar um Plano de Pormenor para o Bairro da Liberdade.
Os eleitos da CDU voltaram a insistir, propuseram na Assembleia de Freguesia de 29 de Setembro, uma Moção (que foi aprovada) exigindo uma Sessão-Debate com o Tema “A Requalificação do Bairro da Liberdade”, onde a Câmara viesse dar os necessários esclarecimentos e participassem os moradores, as Estruturas Associativas e Instituições do Bairro, a Junta e a Assembleia de Freguesia, para directamente darem os seus contributos e participação construtiva no referido Plano.
Depois de tanta insistência, finalmente tiveram os moradores notícia na passada 2aFeira dia 11 de Dezembro, da convocação, muito em cima da hora, de uma reunião para 4ª Feira dia 13 de Dezembro pelas 20 Horas (eu fui convocado oficialmente às 14 horas do próprio dia), , onde iriamos ter a apresentação do
PLANO DE PORMENOR DO BAIRRO DA LIBERDADE.
Consideramos positivo o facto de finalmente os moradores terem tido a possibilidade de ouvir da Câmara, pela vereadora Gabriela Seara, o Plano que têm previsto para o Bairro.
No entanto, com a importância que tem este tema parece-nos que os moradores, as Instituições, as Estruturas Associativas do Bairro e os eleitos na Freguesia. mereciam um pouco mais de respeito e serem convocados com mais alguns dias de antecedência para que houvesse maior participação. Assim não o entenderam... mas não foi por isso que afastaram as pessoas do debate provando o interesse que têm na resolução dos seus problemas e do Bairro.
A CDU valoriza positivamente esta nova etapa agora iniciada, salientando que ela resulta fundamentalmente da persistência da luta desenvolvida pela população, com o apoio da CDU e a nossa activa participação, por habitações condignas, por urna melhor qualidade de vida para o Bairro, melhores condições de acessibilidade e instalações e equipamentos sociais — como o Mercado —, pela recuperação da Escola 96 ou a construção de outra que a substitua, pela extensão do Centro de Saúde para o Bairro, a extensão da Junta de Freguesia, melhores Instalações para as Estruturas Associativas do Bairro, Espaços de Lazer e Convívio, Centro de Dia para os Idosos. Estruturas Desportivas, a redinamização do Comércio Local, enfim uma melhor qualidade de vida para os moradores do Bairro da Liberdade e Serafina.

Sem comentários: