sábado, 5 de junho de 2010

ENCERRAMENTO DAS ESCOLAS

Como sabem, o governo de José Sócrates começou por mandar encerrar as escolas do 1º ciclo com menos de 10 alunos. Nessa base, de 2005 até 2009 foram encerradas 2300 escolas por todo o país – sobretudo no interior.

Recentemente foi anunciado que vão encerrar as escolas do 1º ciclo com menos de 20 alunos (2200 escolas). Tudo isto porque a ministra Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar… (Ai não sabiam que é este o nome da famosa escritora Isabel Alçada) é de opinião que só há qualidade nas escolas se houver concentração e não dispersão de alunos. O problema e a minha grande preocupação; é que a ideia começou com 10 alunos, já vai em vinte, qualquer dia trinta…

Mas depois temos as Novas Oportunidades, até aqui, só para adultos, mas, brevemente, também para jovens. Pois o jovem com mais de 15 anos que frequente o 8º ano pode candidatar-se a exame para o 10º ano!... Então não é uma ideia brilhante?... Tudo em nome da igualdade e da não discriminação, como é óbvio!...

O que é óbvio é que assim, o aluno de 14 anos, aplicado e estudioso passa no exame do 8º ano para o 9º ano, naturalmente. O que não estudou e deixou “andar o barco”é-lhe dada a “oportunidade” de passar directo do 8º para o 10º ano!... E dizem eles que isto é igualdade e não discriminação…

Claro que me preocupa o encerramento de mais de 900 escolas por todo o país, a partir do próximo ano lectivo. Mas o que me preocupa mais é o facto da escola 96, no Bº da Liberdade, onde estudavam mais de 100 crianças, tenha sido encerrada com argumentos falaciosos de falta de segurança do edifício face à escarpa adjacente, e que essas crianças tenham sido empurradas, primeiro para outra escola fora da freguesia onde, por motivos vários passaram um mau bocado… e depois para outra escola da freguesia (escola 23 – Mestre Querubim Lapa), mas longe da área de residência e algo sobrelotada.

Claro que me preocupa o encerramento de mais de 900 escolas por todo o país, a partir do próximo ano lectivo. Mas o que me preocupa mais foi o encerramento da escola 13, em Campolide, onde estudavam mais de 100 crianças, com o, também, falacioso argumento de falta de segurança do edifício, sendo os alunos transferidos para a tal escola longe da área de residência e algo sobrelotada (escola 23 – Mestre Querubim Lapa)

Curioso o que estas escolas têm em comum: ambas foram encerradas com argumentação de falta de segurança, e ambas foram reocupadas, sem que tenha havido obras de fundo, por entidades de formação de jovens: Escuteiros e Escola de teatro, respectivamente. Curioso não é?...

Claro que me preocupa o encerramento de mais de 900 escolas por todo o país, a partir do próximo ano lectivo. Mas o que me preocupa mais é o facto da escola 80, na Quinta da Bela Flor, onde estudavam mais de 100 crianças, que era um edifício provisório há mais de vinte anos, tenha sido demolido (e bem), mas ao contrário do prometido nunca foi substituído por um novo. Aliás, chegou haver projecto, obra adjudicada e até obras das fundações. O problema foi quando descobriram que o terreno na área da escola era terra e entulho proveniente das obras do metropolitano e, em face disso, não havia condições para erigir ali qualquer edifício. O estaleiro foi retirado, o empreiteiro indemnizado e, até hoje, passados alguns anos, nada! Claro que os alunos foram transferidos para a tal escola longe da área de residência e algo sobrelotada (escola 23 – Mestre Querubim Lapa).

Lamentavelmente em quatro escolas públicas que havia na freguesia, três foram encerradas… E tinham, seguramente, muito mais que vinte alunos…

Outra curiosidade, é o facto dos alunos das três escolas encerradas terem sido transferidos para a Escola 23 – Mestre Querubim Lapa… a tal longe da área da residência (Tarujo) e… algo sobrelotada – já perceberam agora porquê…

Orlando Duarte

1 comentário:

joaquim adelino disse...

Só faltou dizer amigo Duarte para rematar que uma das suas maiores preocupações e também minhas é que não haja "quase" ninguém capaz de resolver este tremendo problema que tem por nome maior Eng. José Sócrates.
Abraço.