domingo, 22 de março de 2009

9º JOGOS USERIANOS
















































































































De entre as múltiplas criações do Sacerdote e Catedrático Jerónimo Mariano Usera e Alarcón, destaca-se a Congregação das Religiosas do Amor de Deus, obra-prima da sua actividade de Pedagogo e de Apóstolo, de que faz parte o Externato de Educação Popular, do Bairro da Liberdade.
Esta obra, que lhe pesava tanto na cabeça como no coração, nasce intencionalmente orientada para a Educação enquanto veículo de cultura, de humanismo e de promoção integral da pessoa.
Fiel a esta intencionalidade educativo-evangelizagora e urgida por circunstâncias sócio-históricas, em 1932, a Congregação rasga novos horizontes, implantando-se em Portugal.
Para se recordar esta insigne figura e numa singela, mas muito justa homenagem, nascem, em 2001, no seio das várias organizações da congregação, os “Jogos Userianos”. Para além do objectivo já referido, os jogos também têm o objectivo de reunir grande parte da família Useriana em actividades lúdico/desportivas, tais como:
Badmington
Basquetebol
Jogo do Mata
Futsal
Voleibol
Xadrez
E nos dias 20 e 21 de Março reuniram-se mais de 600 participantes, de colégios de Guimarães, Porto, Coimbra, Cascais, Estoril e Lisboa (Educação Popular), nos vários escalões, dos 9 aos 16 anos de idade de ambos os sexos, e levaram à prática os 9º JOGOS USERIANOS. Num sistema rotativo de organização dos “Jogos”, este ano, calhou a vez do Externato de Educação Popular organizá-los.
Durante dois dias, esta nobre instituição, uniu-se em torno dos actuais (alunos do 9º ano) e antigos alunos, professores e funcionários e esmerou-se para que esta dupla jornada fosse digna do Padre Jerónimo Usera.
Tive o privilégio de ser convidado, mais a minha mulher, pela Directora do Externato, Irmã Nazaré, para assistirmos à última jornada dos jogos que decorreu no Parque Desportivo do INATEL (no dia anterior, sexta-feira, houve actividades no campo do Liberdade A. C. e Pavilhão do Casal Vistoso). Do que me foi dado ver (Futsal e festa de encerramento), fiquei muito bem impressionado com os momentos de confraternização, camaradagem e são convívio entre os jovens, professores e organização.
Salvo melhor opinião, não cabe agora e aqui relatar os vários resultados e vencedores destes jogos, mas sim, realçar e destacar o excelente empenho que TODOS tiveram para dignificarem a camisola envergada e o excelente desportivismo para aceitarem o mérito do adversário. Outra nota que gostaria de destacar, foi a grande manifestação, de apreço e carinho, manifestada pelos alunos quando os professores e directores das respectivas escolas foram chamados a receber as lembranças pela participação nestes “jogos”.
Por fim, destacar a enorme alegria patenteada no rosto de TODOS participantes, cumprindo-se o lema de Jerónimo Usera: “VIVEI ALEGRES!”































































































































































































































Sem comentários: