segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Escolas encerradas



A política executada pelo PSD (Santana Lopes e Carmona Rodrigues) na Câmara Municipal de Lisboa desde 2001 até à meses atrás, agravou a situação do Parque Escolar da Freguesia de Campolide.

A política do Partido Socialista no Governo conduz à mesma situação.

Na nossa Freguesia, há tristes exemplos que comprovam que assim é e que mostram os prejuízos que advêm para a população, quer por culpa do PSD, enquanto esteve na Câmara, quer por culpa do PS na DREL e no Ministério da Educação.

1º - Em Setembro de 2002, foi encerrada pela CML a Escola 96.
Em 2007, a CML previa a construção da Escola na 4ª fase do Plano de Reabilitação do Bairro da Liberdade. Até agora, ainda não se sabe para quando a sua concretização.

2º - Em 2003, a CML encerrou a Escola 13, alegando que estava em ruínas.
No mandato que foi interrompido pelas eleições intercalares, havia promessas da abertura da escola, dando o dito por não dito, porque afinal…a escola já não está em ruínas.

3º - Em Janeiro de 2005, a CML inicia a construção da Escola 80 e do Jardim-de-Infância da Bela Flor.
Parecia que dessa vez tudo estava a ir bem. Mas…passadas três semanas, a mesma CML conclui que afinal o projecto estava imperfeito. A construção foi interrompida, o empreiteiro indemnizado. Até hoje…


Segundo a página oficial da Junta de Freguesia de Campolide:
“ Na passada quarta-feira, a Vereadora Rosália Vargas, responsável pelas áreas da Cultura, Juventude e da Educação no actual executivo camarário, visitou a Escola Querubim Lapa sendo acompanhada pelo Presidente da Junta de Freguesia Jorge Santos.
Nesta visita foram abordados os temas relativos à situação do parque escolar da Freguesia, tendo sido conseguidos avanços consideráveis na resolução de algumas das situações que se encontravam pendentes.

Como resultado imediato desta reunião, ficou marcada para a próxima semana uma nova deslocação da Vereadora, desta vez para uma visita às escolas que se encontram encerradas na Freguesia, com a finalidade de se encontrarem soluções para a eventual reabertura das mesmas.

No entanto, a resolução mais importante foi o desbloqueamento do projecto de reformulação da cozinha e do refeitório da Escola Querubim Lapa, que há já vários meses se encontrava pronto na Câmara, mas que por razões que nunca nos foram explicadas, não nos era entregue.

Imediatamente após a reunião, a Vereadora Rosália Vargas, fez chegar à Junta de Freguesia o referido projecto, permitindo assim que a Junta inicie os procedimentos necessários para o lançamento do concurso para a adjudicação da obra.

Como se sabe, devido aos problemas financeiros que a Câmara Municipal de Lisboa atravessa e que impediam a realização desta importante obra, a Junta tomou a decisão de avançar com a remodelação do refeitório e cozinha da Escola Querubim Lapa suportando os respectivos custos.

Esta obra vai permitir que a comida que é servida às nossas crianças passe a ser preparada na escola, acabando com o actual serviço de catering, melhorando em muito a qualidade das refeições, baixando ao mesmo tempo os custos actuais com as refeições”